Recompensas rh
Administração – 3º ano Aluna: Giulia Apolliane Correia Bezerra
Profº José Renato
Os Diversos Tipos de Recompensas
Recompensas organizacionais - O sistema de remuneração estratégica é hoje um dos maiores desafios da organização, já que as empresas desejam em seus quadros pessoas que atuem como donas do negócio e não aquelas que troquem horas de trabalho por salário.
Essa mudança exige novos trabalhadores, mas exige também novas estruturas de trabalho, de gestão e de recompensas para o trabalho desses novos sócios do negócio.
O desafio para o futuro é o desenvolvimento de práticas inovadoras e criativas que estejam ligadas ao negócio da empresa e preocupem-se em atender a diversidade das necessidades individuais dos trabalhadores, incluindo o reconhecimento de sua contribuição.
Diretamente ligado com as recompensas está a Teoria de Maslow e a Teoria de Herzberg; Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional; Herzberg realizou a partir dos anos de 1960, pesquisas em que perguntava a funcionários que eventos ocorridos no trabalho os levaram a extrema satisfação ou estrema insatisfação. A partir dos resultados, identificou que os fatores envolvidos na produção da satisfação no trabalho são distintos dos que levam à insatisfação no trabalho. Os primeiros, que chamou de motivadores, são fatores de crescimento e relacionam-se ao trabalho em sim, como execução da atividade, reconhecimentos recebidos, conteúdo do trabalho, responsabilidade e desenvolvimento. Os últimos, chamados de fatores de higiene, são externos à atividade, como política e administração da empresa,