RECOMENDAÇÕES ERGÔNOMICAS PARA IHC
Raisa Brito Costa
Universidade Federal Do Pará – UFPA
Sistemas de Informação
11/10/2013
Resumo : As recomendações ergonômicas representam um conhecimento mais pontual e detalhado em relação aos critérios ergonômicos. São regras ergonômicas aplicáveis à configuração de estilos de diálogo, janelas, caixas de dialogo, formulários, menus, listas,tabelas, botões,campos, rótulos, códigos, cores etc.
2.1 Comportamento de uma interface
Os tipos de comportamentos esperados de uma interface ao interagir com o usuário. Eles são organizados em comportamentos elementares e comportamentos estruturados.
2.1.1 Comportamentos elementares
São elementos do dialogo que ajudam os usuários a alcançar os resultados pretendidos. A condução pode ajudá-los a descobrir as capacidades do sistema, definir planos de ação, lidar com situações de erros etc.
Convite à interação - Pode ser ativado automaticamente pelo sistema, ser um efeito colateral de uma ação do usuário ou ser acionado explicitamente pelo usuário. Convites específicos devem ser empregues caso os usuários sejam navatos e as tarefas sejam complicadas, ou sensíveis a erros. Eles ainda devem ser específicos, indicando claramente o tipo de entrada esperada.
Apoio às ações do usuário - O usuário deve ter facilitadas as suas ações de entrada de dados e de comandos por meio de recursos que proporcionem a diminuição de sua carga de trabalho.
Feedback das ações do usuário - o feedback do sistema às ações dos usuários é de suma importância para a qualidade das interações. A sua apresentação não deve se dar de forma muito lenta, para não aborrecer o usuário, nem muito rápida, de modo a permitir-lhe uma reação durante a execução de um comando. No caso de erros nas entradas a reação pode envolver sinal sonoro discreto, isto é, que não seja intrusivo e não distraia o usuário. Ele pode envolver diferentes recursos como um sinal sonoro, um indicador de progressão, uma informação sobre o novo