Recomendacoes Oms
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: Atividade Física e Saúde
Professora: Caroline de Oliveira Martins
Tema: Recomendações globais sobre atividade física para a saúde
Recomendações de atividades físicas para idosos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (WHO1, 2012), as recomendações a seguir são relevantes para todos os adultos saudáveis com 65 anos ou mais de idade, a menos que condições médicas específicas indicarem o contrário, independente de gênero, raça, etnicidade ou nível econômico. Tais recomendações também se aplicam a indivíduos da referida faixa etária com doenças crônicas não transmissíveis ou com necessidades especiais.
Indivíduos com condições salutares específicas, como doença cardiovascular ou diabetes, podem requerer precauções adicionais e aconselhamento médico antes de tentar alcançar os níveis recomendados de atividade física para idosos.
Fortes evidências demonstram que comparados a homens e mulheres menos ativos, idosos fisicamente ativos têm:
Índices menores de doenças cardíacas, hipertensão, acidente vascular encefálico, câncer de cólon e mama, diabetes e maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular; Massa e composição corporal mais saudável, além de saúde óssea melhorada;
Maior nível de saúde funcional, menor risco de quedas e melhor funcionamento cognitivo. Recomendações: para idosos com idade igual ou superior a 65 anos, atividades físicas incluem lazer, transporte (ex.: caminhar ou pedalar), trabalho (se o indivíduo ainda realizar trabalho remunerado), tarefas domésticas, jogos, esportes ou exercício planejado, realizados diariamente no contexto familiar ou comunitário. Com a finalidade de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e funcional, reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo, as recomendações são:
1. Idosos devem realizar no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica de