recolha
DE SOLOS PARA ANÁLISE
MODO DE COLHER AMOSTRAS
DE TERRA PARA ANÁLISE
O AGRICULTOR DEVE CONHECER AS SUAS TERRAS PARA QUE
POSSA MELHORÁ-LAS
Só conhecendo a Fertilidade das suas terras o agricultor poderá utilizar correctamente os fertilizantes por forma a obter melhores rendimentos nas suas colheitas
PARA ONDE ENVIAR AS AMOSTRAS
Depois de devidamente embaladas enviar as amostras, bem como a ficha de entrada de amostras para:
Laboratório de Solos e Fertilidade
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Apartado 119
6001-909 Castelo Branco
Mod.ESACB.LB.00.00
Página 1 de 4
OBJECTIVOS
Uma amostra de solo consiste numa pequena porção de solo capaz de representá-lo numa análise química. Como esta porção é pequena em relação à quantidade de solo que irá representar, deve-se ter o cuidado de retirar a amostra para que ela seja cópia fiel do terreno que queremos analisar quanto a qualidade química e física.
COLHEITA E AMOSTRAGEM DA TERRA
Material:
Enxada, pá, baldes, colher e um plástico ou oleado.
A enxada e a pá podem ser substituídas por uma sonda.
Todo o material deve ser bem limpo.
Para se fazer a amostragem, devemos fazer primeiro uma amostragem simples e em seguida, a mistura das amostras simples, fazendo a amostra composta:
a) O que é uma amostra simples? Para que se consiga fazer com que 1 kg represente a área que queremos avaliar a fertilidade, ao fazer a amostragem não devemos tirar terra de apenas um local, devemos tirar uma porção de terra em vários locais da mesma parcela, e cada ponto amostrado deve ser colocado num recipiente, como por exemplo, um balde bem lavado, ou pacote plástico ainda não utilizado. A amostra simples é cada porção individual de terra que foi retirada de vários locais.
b) O que é uma amostra composta? Depois de retiradas as amostras simples, deve-se misturá-las até que elas fiquem bem misturadas. Esta mistura é a amostra composta.
COLHEITA DAS AMOSTRAS