Recolação Profissional
É comum as organizações realizarem corte de pessoal, contudo, nota-se certa dificuldade para se abordar o assunto abertamente. Quando a demissão ocorre, é comum o funcionário demitido encontrar dificuldade para se recolocar no mercado, o que provoca abalo em sua estrutura emocional e afeta a autoestima.
É de suma importância que a organização tenha um adequado processo de desligamento em relação ao funcionário, pois a maneira como ele é conduzido pode implicar não apenas no lado afetivo dos seus funcionários, mas em aspectos negativos no que tange à imagem e à postura ética da empresa diante do público e do mercado, situação esta que deve ser prevenida. Observa-se que novas práticas estão sendo adotadas pelas empresas para diminuir as questões sociais em relação aos seus funcionários, sendo uma delas a recolocação profissional.
Para entendermos melhor o contexto, abordaremos a conduta estratégica utilizada pela Gestão de Pessoas, que tem como objetivo trazer apoio e estimular a volta do funcionário ao mercado, aperfeiçoando o marketing externo e interno das organizações. Como objetivo geral, será analisada a importância de um programa de recolocação de profissionais, onde abordaremos temas envolvidos. Para melhor entendimento, mostraremos vantagens e desvantagens, tanto para o funcionário quanto para a empresa.
A fim de melhor exemplificar o assunto, tomamos como base entrevistas realizadas, uma com o gerente de Recursos Humanos da Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP e, outra, com um de seus ex-funcionários desligados através de Plano Desligamento daquela empresa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antes de começarmos a discutir sobre Recolocação Profissional, julgamos melhor apresentar a definição de alguns conceitos a ela interligados.
2.1 . Definição de Trabalho e Emprego
Trabalho é qualquer forma de atividade física ou mental realizada pelo ser humano a fim de transformar ou criar algo. Sua importância social vem desde as