Reciclegem de plastico
O sector da reciclagem é um campo extenso dentro do sector “Meio ambiental” em que se pretende reciclar uma grande variedade de resíduos com o intuito de os valorizar, quer pela sua reutilização directa, quer pela transformação em matéria- prima reutilizável na produção de outros bens.
Uma parte importante destes resíduos é de origem plástica, apresentando-se sob diversas formas: Embalagens de origens e dimensões variadas, filme agrícola ou de outras proveniências, utilidades domésticas e outras, tendo como característica comum a sua anterior utilização e a incapacidade de, na mesma forma, voltarem a ser utilizadas. Incluímos também os desperdícios ou restos de produção da industria da transformação de plásticos.
No intuito de servir os objectivos desta actividade de reciclagem, desenvolvemos sistemas de reciclagem para todo o tipo de plásticos recicláveis, quer sejam embalagens plásticas desde as de pequena dimensão até capacidades da ordem dos 1000 litros, garrafas de uso doméstico, embalagens de lacticínios, GRG, filme, embalagens metálicas até 200 litros, etc.
Um sistema de reciclagem define-se como uma instalação com diversos equipamentos ligados em série e que permitem o tratamento completo do resíduo até á obtenção de um produto capaz de ser reutilizado como matéria-prima. Esta instalação é composta por módulos com funções independentes mas que interagem para atingir o resultado pretendido. Passamos de seguida a exemplificar uma instalação base para a reciclagem de plástico usado e com contaminantes.
No geral abordaremos as seguintes fases do processo:
1 – Trituração
2 – Lavagem ou descontaminação
3 – Secagem
4 – Granulação ou peletização
• TRITURAÇÃO
Dependendo dos materiais a tratar podem utilizar-se duas ou três fases de trituração classificando-as como: Pré-trituração ou destroçamento, trituração intermédia e trituração final.
Quando o resíduo é de grandes