Recicle em casa
Você já parou para pensar na quantidade de lixo produzido na sua casa? Já lhe veio à cabeça a necessidade de reciclar boa parte do que é jogado fora? Se a resposta for sim, esse já é um passo para colocar a mão na massa e começar a reciclar o lixo. Agora, se a resposta for não, não tem problema, com as dicas que você vai ler, vai descobrir que não é um bicho de sete cabeças separar e dar um destino adequado ao lixo.
De acordo com o diretor da ONG de Educação Ambiental NOOLHAR, Marcus Wilson, é importante, primeiro, que as pessoas tenham consciência do que é lixo reciclável. “É necessário que as pessoas tenham consciência de que o mundo não é feito de garrafas PET e papel. Há muitas outras coisas que podem ser recicladas. Mais de 80% daquilo que trazemos do supermercado pode ser reciclado”, explica Marcus.
Dentro desse universo podem ser incluídas todas as embalagens longa vida de suco, leite, condimentos; as sacolas de supermercado, embalagens plásticas, tubo de creme dental, cones de papel toalha e de linhas, óleo usado, embalagens de shampoo, hidratantes, entre outros. “Depois de observar o que pode ser reciclado, o cidadão pode separar duas sacolas de lixo em casa. Uma pequena, para colocar o lixo orgânico, que não pode ser reciclado; e, outra maior, para colocar o lixo reciclável. Mas, é importante observar tudo o que pode ser incluído nessa categoria, para não ‘desperdiçar’ o que pode ser reciclável. Não é necessário ter uma sacola para plástico, vidro ou papel. Todos esses materiais podem ficar na mesma sacola”, orienta Marcus.
Depois dessa primeira etapa, é hora de providenciar o recolhimento desse material, pois a Prefeitura de Belém ainda não faz coleta em todos os bairros. Segundo Marcus Wilson, é importante procurar saber quem, no bairro onde você mora, trabalha com material reciclado. “Há, em quase todos os bairros,alguém que recolhe material. É só procurar pela pessoa e marcar um dia para que ela vá