Reciclagem
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
RECICLAGEM
CURITIBA
MARÇO, 2012
1 INTRODUÇÃO
O termo reciclagem existe a milhares de anos, na década de 70 foi criado o movimento ambiental. No período industrial não era possível produzir bens rapidamente e de baixo custo. Assim mesmo que “virtualmente”, as pessoas praticavam a reciclagem de alguma forma.
A produção em massa da era industrial nos preocupa por que em larga escala produtos cada vez mais novos saem do mercado para serem consumidos por nós, e muitas vezes jogamos fora o “antigo” e trocamos pelo novo.
Uma das vantagens da reciclagem é transformar materiais usados em produtos novos para o nosso consumo. Dentre os benefícios gerados pela reciclagem podemos citar a quantidade de empregos por ela gerada, pois cada vez mais famílias que passam por dificuldades acabam entrando em setores como cooperativas ou sendo catadores de papel para se manterem e ter um padrão de vida gerando renda para suas famílias.
A reciclagem vem crescendo muito em relação à quantidade de lixo gerada pela população. Pois com o aumento das cidades a dificuldade consiste em conseguir locais para instalação de depósitos de lixo. Portanto a solução mais viável e economicamente é reciclar, além de ser ambientalmente correto.
Podemos não somente reciclar produtos como vidro, metais, papel/papelão, plásticos etc, mas também é viável a reciclagem do nosso lixo orgânico, que pode ser utilizado na fabricação de adubo orgânico a ser utilizado na agricultura.
Reciclar é poupar energia, pois transformamos um material natural em outro sem causar dano ao meio ambiente. Devemos ter a consciência de que a reciclagem é um meio alternativo de fontes de riqueza e se não soubermos o que fazer com o nosso lixo diário, teremos então um acúmulo de materiais jogados fora sem nenhum aproveitamento destes.
2 - Os 3 R's
Quando