Reciclagem
ENSINO MÉDIO
DIOLENA DA SILVA RODRIGUES
RECICLAGEM de plásticos
Xinguara
2013
DIOLENA DA SILVA RODRIGUES
RECICLAGEM DE PLÁSTICOS
Trabalho apresentado ao 3º ano (noturno) do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Pedro Ribeiro Mota, para a disciplina de Química.
Profª. Juliana
Xinguara
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECICLAGEM 4
2.1 RECICLAGEM DE PLÁSTICO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Uma piores consequências do desenvolvimento industrial e da produção de materiais, que responde às necessidades crescentes da população mundial, é a deterioração do ambiente devido à poluição de recursos preciosos como o ar, o solo e a água.
A reciclagem de plásticos tornou-se um tema importante nos anos recentes devido ao seu uso nos mais variados aspectos da vida moderna. Atualmente, os plásticos são aplicados em interiores de automóveis, garrafas de bebidas, embalagens de detergentes, material cirúrgico, sacos de compras, brinquedos e, até mesmo, pastilha elástica.
2 RECICLAGEM
Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
A definição de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características, isto é, reciclagem diferencia de reutilização.
O reaproveitar ou reutilizar significa transformar determinado material já beneficiado em outro. O termo reciclagem ganhou destaque a partir do final dos anos 80, quando foi constatado que as fontes