RECICLAGEM
SKIERZYNSKI, JOSI KARLA
RU: 910055
KOCH, MARA GALLI
RESUMO
Palavras-chave:
1 INTRODUÇÃO
Precisamos conscientizar cada ser humano para que conheça o meio ambiente em que vive e crie vínculos emocionalmente positivos. A educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora.
O tema foi desenvolvido por ser uma das grandes preocupações do governo e gerar grande interesse nos educandos. A pesquisa aqui apresentada envolverá questões diversas, como a preservação da natureza, a importância da reciclagem na educação infantil, relata alguns problemas e procura soluções para questões simples como: o que fazer para reduzir o lixo que vem se acumulando e estimular o interesse das crianças em modificar o meio escolar.
Pretende-se conscientizar as pessoas sobre a importância da colaboração, promover o desenvolvimento do conhecimento a comunidade em geral, pois a preservação ambiental deve estar embutida não somente na educação dentro da escola, mas deve ir além das paredes da mesma, sendo que, a natureza não aguentará a degradação do meio ambiente, causada pelo acumulo do desperdício.
A escola desempenha um importante papel na garantia de um futuro sustentável, por serem instituições privilegiadas que formam pequenos cidadãos, onde, com crianças, o aprendizado é mais fácil porque para elas tudo é novo, desde o modo de aprender, até escutar e pensar.
O trabalho educacional é, sem dúvida, um dos mais urgentes, pois a gravidade dos problemas ambientais pressupõe medidas que venham diminuir os impactos negativos decorrentes na sociedade de modo rápido tal quanto foi o avanço da ação predatória. A sociedade de consumo em que vivemos tem como hábito extrair matéria prima e depois descartá-la em lixões, assim grande parte dos produtos que poderiam ser reciclados, não é reaproveitado, isso implica em uma grande perda ambiental.
Com o intuito de promover a consciência ecológica, a pesquisa iniciar-se-á, mostrando o lixo como espelho fiel da