Reciclagem
Prof.ª: Simone Matéria: Física
Alunos: Caroline de Souza, Luana Batista, Cecíllya Araújo, Diego Souza.
Turma: 1004
Introdução
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Onde Surgiu A Reciclagem?
A palavra Reciclagem difundiu-se nos media a partir do final dos anos 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam a esgotar-se rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros objetos na natureza. A expressão vem do inglês Recycle (Re = repetir, e Cycle = ciclo).
Reciclagem
É um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram, É o resultado de uma série de atividades, pelo qual materiais que se ternariam lixo, ou que estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
A Reciclagem de Plástico consiste no processo de reciclagem artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticos e derivados do petróleo.
A Reciclagem do Vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua utilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes.
As três cores principais são:
Vidro incolor
Vidro verde
Vidro castanho
A Reciclagem do Papel é o reaproveitamento do papel não funcional.
Há duas grandes fontes de papel a se reciclar: as aparas recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor e as aparas geralmente recolhidas por catadores (palavra brasileira para lixeiro de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição, e