Reciclagem
MAYARA MACÊDO CORDEIRO Nº 34
RECICLAGEM NO BRASIL
SERRA DOS AIMORÉS – MG
2011
MAYARA MACÊDO CORDEIRO Nº 34
RECICLAGEM NO BRASIL
Trabalho De Pesquisa
A reciclagem no Brasil,
Apresentado Para A Disciplina
De Biologia, Da Turma Do
2º Ano A, Na E.E Vanda Reuter.
Professora: Jamille Oliveira.
SERRA DOS AIMORÉS – MG
2011
1. Introdução.
Para manter o equilíbrio do meio ambiente, é preciso que as pessoas saibam lidar adequadamente com o lixo. A reciclagem se mostra um meio eficaz para se reaproveitar plásticos, papéis, alumínio e outros tipos de materiais. No Brasil, o reaproveitamento do lixo tem ganhado ênfase e se tornado uma forma de ganhar dinheiro para os coletores.
Além de colaborar para a preservação do meio ambiente, a reciclagem também ajuda na obtenção de renda, muitas pessoas melhoram o orçamento co a venda dos materiais. Aos poucos o Brasil consegue melhorar o seu desempenho nessa área, mas está longe de atingir o nível conquistado pelo Japão, onde se recicla cerca de 80% do lixo.
A coleta seletiva é uma ótima estratégia para se promover a reciclagem, ela tem aumentado significativamente em nosso país, mas ainda tem muito que evoluir. Atualmente o Brasil é considerado referência em reciclagem de papelão e alumínio, porém o trato com os resíduos orgânicos ainda é precário, havendo poucos aterros sanitários.
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma