reciclagem
Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.
Dessa forma, é importante separar esses materiais, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões. O texto “Coleta seletiva em casa” explica bem esse processo.
Em nosso país, quase toda a totalidade de latinhas descartáveis e garrafas PET são recicladas. Entretanto, plásticos, latas de aço, vidro, dentre outros matérias, são pouco considerados neste processo, reforçando as estatísticas que apontam que somente 11% de tudo o que se joga na lata de lixo, em nosso país é, de fato, reciclado.
No Brasil, Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo André (SP) e Santos (SP) são as cidades que mais reciclam seus materiais.
O Brasil é campeão mundial em reciclagem de latas: compreenda o se esconde nesta informação.
Reciclagem de metais: surpreenda-se com informações relativas à reciclagem do alumínio e de outros metais.
Reciclagem de vidro: conheça as etapas.
Reciclagem de lâmpadas fluorescentes:lâmpadas fluorescentes usadas representam perigo.
Reciclando embalagens: saiba o tempo que se gasta para determinados materiais serem degradados no ambiente.
Fonte: