Reciclagem
Reduzir:
Depende muito da atitude de cada um de nós.
O que pode fazer já:
- Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta à toa; abra e feche várias vezes, é melhor do que deixar a água correr sem necessidade.
-Desligue a TV se não estiver realmente interessado no que esta a passar, e desligue as luzes nos compartimentos onde não se encontra ninguém;
- Ponha no prato só aquilo que vai realmente comer;
-a maior parte do que deitamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser colectado é muito menor. Experimenta.
Reutilizar:
Pense bem! Muitas das coisas que deitamos fora no dia-a-dia poderia ser reutilizadas.
Pense na utilidade de determinadas garrafas e caixas que usualmente deitamos fora. Se as reaproveitar, não só está a poupar dinheiro, dado que evita comprar caixas e garrafas para armazenar os objectos domésticos.
Reciclar:
Reciclar é aproveitar o material de que foi feito um objecto, uma embalagem ou qualquer coisa fabricada e que já tenha sido utilizada. Dessa forma, evita-se que o material acabe no lixo.
Porquê Reciclar? A problemática do lixo está a causar a degradação da natureza e do ser humano.
Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos estão a ser desenvolvidas protecção do meio ambiente e melhoria de vida. No entanto, esses conhecimentos precisam chegar a todas as camadas da população para tomar todos os cidadãos conscientes e participantes desse movimento.
Como se faz a reciclagem?
Separando todo o lixo produzindo em resistências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos contentores especiais (eco pontos) ou encaminhado à