Reciclagem
Os resíduos de lixo contribuem significativamente para a emissão de gases. Já a reciclagem é o processo de tratamento de resíduos com maior potencial de redução indireta de emissões de CO2. A reciclagem além de ajudar a diminuir a quantidade de resíduos que vão para os lixões e, no melhor das hipóteses, aterros, ainda gera renda para os catadores ou cooperativas e também contribui para a diminuição da demanda de matérias primas, assim como também contribui com a diminuição da poluição do solo, da água e do ar.
A reciclagem é composta por três fases bem distintas: Coleta e separação que é quando o material é coletado, limpo e enviado para a indústria de revalorização ou transformação. Revalorização é quando o material enviado á indústria passa por um processo industrial e adquire características semelhantes ás que tinha antes, voltando a ser matéria prima. E por fim a transformação que é quando o material revalorizado anteriormente volta a ser um produto.
Para contribuir com a reciclagem devemos começar em casa. Não basta somente uma ou duas pessoas fazerem a sua parte, toda a população deve tomar conhecimento da importância desse simples ato. Devemos separar os lixos orgânicos (coisas de origem animal) dos inorgânicos (tudo que não tem origem biológica). O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Garrafas e latas podem ser reaproveitadas ou transformadas em brinquedo por nós mesmos. E se começarmos a separar esses materiais em