Reciclagem
UNIPAC
FERNANDA PIMENTEL
LOURHANA NUNES
VINÍCIUS CUNHA
TÓPICOS ESPECIAIS DE ENGENHARIA
IPATINGA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Coleta Seletiva é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento - enfardamento e acúmulo para comercialização são vendidos às indústrias recicladoras, que os transformam em novos materiais. A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com a Coleta Seletiva de Lixo. O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis.
OBJETIVOS
O nosso projeto teve como objetivo de conscientizar um grupo de moradores da rua Chicago no bairro Vila Militar, da importância de implantar a coleta seletiva como um habito em suas vidas, assim promovendo a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis, diminuir a exploração de recursos naturais, reduzir a poluição do solo, da água e do ar.
RELATÓRIO
Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando, quanto por um grupo de pessoas (empresas, condomínios, escolas, cidades, etc.).
Ela contribui para a minimização de resíduos, pois é um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regrinhas básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras