Reciclagem
O consumo dos plásticos desenvolve-se praticamente após a II Guerra. Como resultado disto pode dizer-se que a reciclagem e as infra-estruturas desta, estão na sua infância, quando comparadas com a reciclagem do aço e do papel, que por exemplo têm uma história de centenas de anos. Apesar disto, existem já hoje centenas de pontos de recolha, á disposição da população, para a recolha e posterior reciclagem de vários materiais como o plástico, vidro, papel etc.
Existem muitos recicladores de plástico?
Em Portugal existem alguns recicladores de plástico mas infelizmente a soma das suas capacidades totais de reciclagem não chegarão sequer chegar ás 60 mil toneladas, representando uma capacidade instalada de menos de 10 % do total do plástico colocado no mercado. A título de exemplo, na Alemanha(1) em 2000, a capitação dos resíduos plásticos era de cerca de 80 Kgs por pessoa e por ano.
Saco de Plástico - LDPE (Polietileno de baixa densidade)
Deve referir-se também que em Portugal, e em 2004 a mesma capitação, (resíduos plásticos gerados por pessoa e por ano) considerando as toneladas declaradas ao sistema Ponto Verde(2) era de cerca de 36 Kgs. Ora considerando que os níveis de vida e os hábitos sociais na Europa não diferem o suficiente para justificar a diferença entre os números declarados na Alemanha e em Portugal, significa isto que faltará ainda alguma transparência entre as quantidades declaradas e as quantidades efetivamente processadas ou entradas no mercado.
Por esta razão, existe um imperativo nacional de propiciar condições, aqueles que, queiram investir na área, no entanto e apesar desta necessidade tem sido feito muito pouco para incentivar o investimento na reciclagem.
Que tipos de produtos são feitos a partir dos plásticos reciclados?
A quantidade e tipo de produtos produzidos a partir do plástico reciclado está a crescer rapidamente.Normalmente o