Reciclagem
No mundo atual, existe uma série de pontos que são debatidos sobre a utilização de recursos. Impactos gerados por empreendimentos fizeram com que o tema Ambiental fosse debatido com mais ênfase, por uma questão de bem estar e sobrevivência. Desta forma através da educação ambiental em todas as camadas sociais, procura-se uma solução que atenda tanto o lado que necessita consumir para desenvolver-se, como também o lado que quer frear o consumo mecanicista. Entre os cinco R’s (forma de fixar ações fáceis que ajudam o meio ambiente) da Educação Ambiental esta a reciclagem.
2. OBJETIVO
A reciclagem tem como objetivo diminuir o acúmulo de lixo no planeta e ao mesmo tempo diminuir o consumo de matérias prima virgem. Atuando onde normalmente passaria sem percebermo-nos, ela transforma o lixo em obra prima e dinheiro. Lixo que afeta tanto nosso bem estar, como também fatores bióticos de um ecossistema (fauna, flora e microrganismos), gerando assim problemas como Eutrofização, poluição de lençóis freáticos e contribuindo para com a chuva ácida.
3. FINALIDADE
A reciclagem tem como finalidade reintroduzir a matéria orgânica não aproveitada ao ciclo de produção, de forma a diminuir a quantidade de recursos naturais explorados contribuindo para um planeta mais limpo e sustentável. A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas diretas.
A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
Por cada tonelada de vidro usado, incluída no fabrico de vidro, poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.
5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.
O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome