Reciclagem
O que pretendemos conseguir com essa Cartilha?
O intuito é a conscientização da população para que se o lixo for devidamente descartado, levando em conta o programa da coleta seletiva garantiremos não só para nós, mas também para as gerações que virão uma melhor qualidade de vida. Sem esquecer é claro da agressão ao meio ambiente que causamos com o descaso que como podemos notar está gerando as catástrofes das enchentes cada dia mais freqüente nas grandes cidades. Se cada um fizer a sua parte, podemos sim fazer a diferença no mundo
Há uma lei que está a espera da aprovação pela Câmara dos Deputados para substituir o Projeto de Lei 203/91 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que deve mudar radicalmente o cenário atual em relação ao destino final dos resíduos e conseqüentemente a preservação do meio ambiente.
De acordo com essa lei todos serão responsáveis pelo destino final e pelo cuidado com a preservação do meio ambiente. Serão implantadas medidas para recebimento de embalagens após o uso pelo consumidor.
Outra vantagem é a redução nos custos que esta lei trará ao mesmo tempo em que os gastos são pontuais e planejados, a economia que eles trazem é permanente. "Mas isso de forma nenhuma deve diminuir a importância de políticas sustentáveis, deve se salientar que práticas ecologicamente corretas podem e, invariavelmente, trazem benefícios para os negócios.
Pensamos que isto tudo poderá ser feito através de campanhas, mais o mais importante é cada um se conscientizar e fazer a sua parte. Desenvolveremos os seguintes tópicos na elaboração da cartilha:
1. Pilhas e baterias
O descarte na natureza leva a poluição do solo e da água e por conter metais bioacumulativos, ou seja, não são descartados desta maneira entra na nossa cadeia alimentar através dos peixes, verduras e demais alimentos ou objetos.
2. Isopor, Garrafas Pet, e vidros
Ao contrário do que muitos pensam, o isopor pode e devem ser descartado com