Reciclagem na construção civil
A reciclagem na construção civil: como economia de custos
Paulo Antônio de Paiva – bacharel em Ciências Contábeis
Maisa de Souza Ribeiro – Profa. Dra de Contabilidade – maisorib@usp.br
FEA-RP/USP
Resumo
A construção civil afeta o meio ambiente através da retirada de materiais da natureza que não são retornáveis, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável e também o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios e dos rejeitos de materiais de construção em uma obra, que pode ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, muro ou de um prédio. Com isto, novas tecnologias da construção estão sendo criadas, entre elas: a reciclagem dos entulhos. Neste trabalho foi feito um estudo de caso que teve como objeto a construção de um muro de alvenaria, com materiais novos e um outro com materiais reciclados do entulho. Então, apurou-se uma economia de custos que comparada com os investimentos realizados, resultou dentro de uma produção de escala, um ponto de equilíbrio.
Assim, evidenciou-se, por meio de instrumentos da contabilidade, a viabilidade de investimentos no processo de reciclagem.
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Reciclagem, Construção Civil.
1
A reciclagem na construção civil: uma apuração de resultado considerando os impactos ambientais 1. Introdução
Muito se tem falado muito em ecologia, meio ambiente, relação homem-natureza e relação empresa – natureza. Estes assuntos estão tomando dimensões consideráveis, porque o ser humano está percebendo que a sua existência está sendo ameaçada pelo descontrole e abuso da exploração das fontes naturais de recursos.
Nesse contexto, a contabilidade, por produzir informações que evidenciam as mutações no patrimônio da empresa, tem a capacidade de auxiliar os gestores na consecução do desenvolvimento econômico-sustentável.
Entre os setores que consumem recursos naturais e degradam o meio ambiente está o setor da construção civil. Este trabalho