Reciclagem industrial
O mundo, como sabemos, está passando por grandes mudanças climáticas. Muitas dessas mudanças são originadas por atitudes humanas. Sem perceber estamos destruindo nosso planeta a cada dia. Porém algumas atitudes podem ser tomadas, já que a situação ainda é reversível. Um ponto a ser tocado nesse trabalho será a reutilização ou tratamento de resíduos gerados por indústria, que são muitas vezes, tóxicos. Como veremos ao longo do trabalho, as indústrias são as principais produtoras de lixo do mundo. Nenhuma outra instituição produz tamanha quantidade de lixo quanto às fábricas. Por isso, muitas atitudes em relação ao ambiente devem partir delas. Os resíduos tóxicos produzidos pelas indústrias são, em grande parte, depositados nos rios, mares e solos. Isso prejudica todo o ciclo de vida na região em questão. Muitos desses resíduos não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem na natureza, causando um acúmulo cada vez maior de poluição tóxica. Essa poluição acaba contaminando também os animais que ingerem alimentos provenientes do solo contaminado. A reciclagem ou tratamento do lixo industrial é muito caro hoje em dia. Não há qualquer incentivo ou fiscalização das leis a respeito disso. Por isso, muitas indústrias deixam de fazê-lo. Assim elas podem reduzir seus custos e consequentemente aumentar seus lucros.
CAPITULO I
O destino do lixo
O que é reciclagem industrial
A reciclagem industrial consiste na reutilização de resíduos provenientes de atividades industriais como sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, lixo químico, e gases lançados pelas chaminés das indústrias, ou seja, consiste na transformação de materiais, previamente separados, de forma a possibilitar a sua recuperação.
O lixo doméstico representa apenas uma pequena parcela de todo lixo produzido. A indústria é responsável pela produção de uma grande parcela do lixo no mundo.
Muitas empresas tem sua própria política de reciclagem, como por exemplo, a