Reciclagem em condominio
ÁREA DO PROJETO: Condominios residências
RESUMO DO PROJETO
A coleta seletiva de lixo é a maior aliada da reciclagem. Tudo começa com a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, ou seja, no próprio local onde são produzidos. Após a separação, os materiais são coletados.
Cada morador do edifício residencial e cada funcionário do edifício comercial tem que se orientado quanto a importância da separação do lixo.
É fundamental atentar para as condições de higiene e limpeza de suas dependências. Ensinando os moradores ou funcionários a "olhar em volta" para perceber problemas ambientais e adotar atitudes práticas que contribuam para resolve-los, como jogar o lixo no lugar certo e realizar a coleta seletiva, fazendo-os ver que com isso estão cumprindo um importante papel na melhora da qualidade de vida.
Nosso objetivo é a coleta seletiva tudo começa com a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, ou seja, no próprio local onde são produzidos. Após a separação, os materiais são coletados, que podem e devem ser reaproveitados com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos e etc... .
Se houver um quadro de mensagens ou jornal do condomínio, pode ser interessante criar um "Espaço Reciclagem", a ser alimentado com dados sobre a evolução da coleta seletiva no local, com matérias sobre os benefícios do processo e com os cartazes explicando sobre a reciclagem.
PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS
A boa notícia é que este lixo é um luxo: com o dinheiro arrecadado na venda, a Administração consegue uma receita extra, que pode ser revertida para a equipe de limpeza em forma de cesta básica, distribuição do dinheiro ou uma festa ao final do ano.
Um edifício de 120 apartamentos representa cerca de 2 toneladas de materiais recicláveis por mês.
Este projeto vem contribuindo com mais de 200 toneladas mensais de materiais recicláveis que são destinados ao seu destino correto - a reciclagem.
Descrição