Reciclagem do Paple
Trabalho apresentado na Disciplina de Logística Reversa.
Orientador: Eduardo Festa
SUMÁRIO
INTRUDUÇÃO 3
1.1- HISTÓRIA DO PAPEL 4
2.1 - CICLO DE VIDA DO PAPEL 5
3.1-HISTÓRIA DA RECICLAGEM 6
4.1- EMPRESAS QUE RECICLAM PAPEL 7
5.1- PROCESSO DE PRODUÇÃO DO PAPEL RECICLADO 8
6.1- REFERÊNCIAS 10 INTRUDUÇÃO
O papel é um material que oferece suporte á informação escrita e está presente no cotidiano da humanidade a mais de séculos.
Mas como todos sabem a produção do papel causa fortes impactos negativos na natureza, contribuindo com o desmatamento, que é prejudicial ao meio ambiente.
Para diminuir esses efeitos negativos, diversas soluções foram buscadas e a mais aceita pela sociedade atual é a reciclagem.
A reciclagem do papel é um processo que permite a recuperação das fibras que compõe papel, tornando-as reutilizáveis.
1.1- HISTÓRIA DO PAPEL
Desde os primórdios da humanidade, as civilizações sentem a necessidade de registrar suas informações. Antes da invenção do papel, em cada região do planeta as civilizações utilizavam diversas formas para se expressar através da escrita. Na Índia, eram usadas folhas de palmeira, os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca, na China conchas e cascos de tartaruga e mais tarde, em seda.
Antes do papel, surgiram dois utensílios que se assemelhavam o papiro e o pergaminho respectivamente.
• Papiro: sua fragilidade não era obstáculo, já que milhares de documentos em papiro chegaram à nossa civilização atual;
• Pergaminho: diferente do papiro possuía maior resistência por ser produzido com pele de animais (carneiros, bezerros ou cabras), mas por esse motivo, tinham um custo muito elevado.
A invenção do papel pode ser considerada bem previsível, já que a necessidade de se encontrar um material mais leve, resistente, duradouro em que se pudesse escrever, era enorme.
Depois desse longo processo de inovações, a invenção