Reciclagem do cobre
O cobre é um dos materiais mais reciclados desde a Antiguidade, devido à facilidade e efetividade na recuperação.
O processo de reutilização do cobre é por volta de 85% mais econômico do que a extração natural. Faz-se necessário ressaltar também, que não existe diferença de qualidade do material reciclado para o metal primário.
Segundo o ProCobre, “estima-se que 80% de todo o cobre extraído durante os últimos 10 mil anos ainda está em uso na atualidade”.
No processo de reciclagem do cobre praticamente não há produção de lixo residual.
Segundo a Revista Ambiente, “aproximadamente 30% do cobre produzido é passível de reciclagem no Brasil”.
O cobre é um material nobre, pois possui boa condutibilidade elétrica e térmica, maleabilidade, durabilidade, resistência à corrosão, além de ser usado como ligas antimicrobianas.
Grande parte dos resíduos de construção e aparelhos elétricos são fontes do cobre reciclado. Tais produtos no final de as vida funcional são fontes de cobre: Cabos elétricos, motores, computadores, instalações de encanamentos, gás, calefação ou cabos elétricos, válvula, eletrodomésticos. Leitura sugerida: Revista Sustentabilidade “Pesquisadores da POLI conseguem reciclar 100% do cobre de cabos elétricos”.
Referências:
http://www.arerj.org.br/ambiental.html http://www.procobre.org http://www.revistasustentabilidade.com.br http://www.revistameioambiente.com.br Imagens:
Estátua em cobre. Faraó Pepi I
Fio de cobre. Utilizado na fabricação de cabos elétricos.
Cobre in Natura.
Exploração subterrânea de cobre.
Utilização do cobre nos computadores.
Fios de cobre, para a aplicação industrial.
Bobina de motor automotivo, com fios de