Reciclagem do Aluminio
A reciclagem de alumínio é um processo que permite sua reutilização em diversos novos produtos. O processo resume-se no derretimento do metal, muito menos dispendioso e o qual consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem vultuosos gastos de energia, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para a indústria do alumínio.O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
Curiosidades;
O alumínio líquido (700 °C) demora até duas horas e meia para atingir o estado sólido, dependendo do volume de metal assim como temperatura ambiente, local de armazenagem, etc.
Um quilo de alumínio reciclado evita a extração de cinco quilos de bauxita.
O ciclo médio de vida de uma lata de alumínio é de 30 dias, desde sua colocação na prateleira do supermercado até seu retorno reciclada.
A reciclagem de uma única lata de alumínio pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado durante 3 horas ou uma lâmpada de 100 watts por 20 horas.
Em média um quilo equivale a 74 latas.