reciclagem dentro das organizações
Fca Aurivânia
Wellington Nunes
Reciclagem nas Organizações
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvido. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente.
A responsabilidade social das empresas adquiriu uma visão holística e hoje, ao falar sobre o assunto as companhias estendem a questão não apenas ao bem-estar dos colaboradores. O meio ambiente também tem sido foco da atenção das organizações e muitas realizam campanhas de conscientização junto aos profissionias.
Exemplos de empresas com programas de reciclagem. Coelce
Ecoelce: 6 anos de benefícios para a população cearense
O projeto faz com que milhares de famílias cearenses paguem a conta de energia através da troca de resíduos.
Seis anos de responsabilidade socioambiental, benefícios para a população e para o meio-ambiente. É desta forma que é avaliado o trabalho realizado pelo programa Ecoelce, da distribuidora de energia Coelce, do grupo Endesa, no qual troca resíduos por descontos na conta de energia elétrica.
O projeto, que desde janeiro de 2007, tem cerca de 423 mil clientes cadastrados, alcançando a cada novo ano expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 15.000 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.780.000,00 em descontos na conta de luz.
O Programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 62 pontos de coleta distribuídos em 28 municípios, atendendo cerca de 100 comunidades. Atuamos com 47 parceiros entre recicladores,