Reciclagem de óleos lubrificantes
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
RECICLAGEM DE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Curso: Engenharia Mecânica – EGM1AN-RJB1 Professor: Paulo Cezar Ferreira Pinto
Carina Cristina, Carlos Max Costa, Gustavo Antero de Sena, Igor Ribeiro, Ismael Rocha, Leonardo Henrique, Rubens Veloso.
[pic]
[pic]
Resumo
O Artigo tem como objetivo estudar os métodos de rerrefino de óleos lubrificantes usados, abordando entre os processos descritos a “Ultra filtração por membranas” enfocando em suas analises, normas e exigências da ANP para o produto final, demonstrando os óleos base como alternativa sustentável para o rerrefino.
O rerrefino foi escolhido devido ao óleo usado ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, visto que um litro de óleo lubrificante descartado de forma incorreta contamina um milhão de litros de água potável.
Este estudo e quantitativo, pois o foco é direcionado para o produto final aprofundando seus resultados em relação aos processos de rerrefinação.
1 - Introdução
Este estudo compara o produto final do processo de rerrefino onde se utiliza a Ultra filtração por membranas, junto às normas de comercialização do óleo base. A comparação é feita através do estudo das teses de mestrado dos autores Guimarães (2006) e Scapin (2008) e tem a finalidade de mostrar a importância do rerrefino para a sustentabilidade, pois, o produto final servirá de base para novos lubrificantes que terão qualidade superior ou igual a do óleo primário.
O processo de rerrefino é constituído de diversas etapas que estão descritas no desenvolvimento do estudo e mesmo dentro dos diversos processos, algumas etapas são comuns para geração dos 04 tipos de óleo base, são elas: Decantação, desidratação, desasfaltamento, tratamento químico, clarificação, neutralização e filtragem.
De acordo com a ANP (Resolução ANP 130/1999) os óleos básicos após o rerrefino devem atender as exigências básicas da seguinte tabela:
[pic]