Reciclagem de sacolas plásticas pp
Tanto se fala sobre os problemas causados pelas sacolas plásticas, porém não são encontradas soluções adequadas. Mas, não feche este post, pois temos uma boa notícia, finalmente. Cientistas americanos encontraram uma maneira de transformar as sacolas plásticas em algo útil novamente, após serem descartadas.
O grande problema com as sacolas sempre foi o seu descarte instantâneo, resultando em uma produção enorme de material e um acúmulo desnecessário no meio ambiente. De forma equivocada, muitas pessoas chegavam em casa com as compras e despejam as sacolinhas em qualquer lugar, como se não tivessem mais uso.
Quando conseguimos transformar um material que seria descartado em algo de grande valia, fica mais fácil atrair interessados em sua reciclagem. E foi isso que os cientistas fizeram, transformando o polietileno, usado nas sacolas, em fibras de carbono, um dos materiais de maior tecnologia da atualidade. Não à toa, as fibras são utilizadas em carros de corrida, equipamentos esportivos, aviões e sondas espaciais.
Fibras de Carbono
No Brasil, os supermercados de São Paulo deixaram em abril de distribuir gratuitamente as sacolas plásticas, ação semelhante a que está sendo tomada em países europeus. O principal motivo está no impacto que elas causam ao meio ambiente e por não serem recicladas adequadamente. Pensando nisso, o pesquisador Amit Naskar e seus colegas do Laboratório Oak Ridge, nos Estados Unidos, desenvolveram um processo que transforma o polietileno, usado no produto, em um material muito mais valioso: as fibras de carbono.
As fibras de carbono estão entre os materiais mais high-tech, ou seja, de maior tecnologia na atualidade. Elas estão presentes em carros de corrida, equipamentos esportivos, aviões e sondas espaciais.
Segundo Naskar, o processo de reciclagem não apenas possibilita a transformação para fibras de carbono, como também torna possível ajustar o produto final em aplicações específicas. "Acreditamos que nossos