Reciclagem de polipropileno
1. INTRODUÇÃO 3
2. RECICLAGEM DE POLIPROPILENO 4
2.1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS RECICLADOS 4
2.2 SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM 5
2.3 CARACTERISTICAS DO PP 5
2.4 PROPRIEDADES GERAIS 5
2.5 RECICLAGEM MECÂNICA DO POLIPROPILENO 6
2.6 OFERTA, DEMANDA E NÍVEL DE UTILIZAÇÃO DO POLIPROPILENO 7
2.7 EMPRESAS 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERËNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O polipropileno vem se tornando uma importantíssima resina termoplástica da atualidade, sendo a resina de maior crescimento. Ele é o terceiro termoplástico mais vendido no mundo abaixo apenas do polietileno de baixa densidade e do PVC.
A reciclagem do polipropileno é importante em âmbito nacional devido a sua produção ter também uma importância estratégica.
O acúmulo de plásticos prejudica a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, já que criam camadas impermeáveis que afetam à biodegradação da matéria orgânica. A separação de plásticos do restante do lixo pode trazer uma série de benefícios à sociedade, como, por exemplo, o aumento do reaproveitamento dos plásticos, geração de empregos, economia de energia e de recursos financeiros.
2. RECICLAGEM DE POLIPROPILENO
A reciclagem é a forma de tratamento de resíduo plástico que mais tem concentrado esforços no âmbito empresarial e governamental, ou seja, é uma das maneiras de tornar a longa vida dos plásticos uma característica útil para as empresas e saudável para a sociedade e o meio ambiente. Tais esforços estimulam o surgimento de uma variedade de legislações, tecnologias e centros de pesquisa e desenvolvimento voltados para o setor. Portanto, a reciclagem apresenta-se como o método de reaproveitamento do resíduo plástico que contribui para a redução desse resíduo e recuperação do material dos plásticos descartados. O polipropileno é considerado um termoplástico commoditie, sendo utilizada em moldagem por injeção, sopro e extrusão. A grande diversidade de produtos de PP é devido a sua