Reciclagem de plásticos
O uso de plástico em embalagens de produtos aumentou no final do século passado. Pode-se observar sua utilização nas garrafas de bebidas, nas sacolas do supermercado, até mesmo na bolsa para soro medicinal; deste modo o plástico está presente em todos os lugares.
Entretanto, apesar das vantagens, ele tem gerado uma enorme preocupação social, pois após o consumo, caso não reutilizado, pode acarretar sérios danos ao meio ambiente.
A reciclagem é uma forma positiva de minimizar este problema ambiental, além de trazer economia e respeito ao meio ambiente.
Será abordada a matéria prima do plástico, sua classificação, sobre a coleta seletiva e sobre a reciclagem do plástico.
2 PLÁSTICO
A palavra plástico vem do grego “plastikós”, que significa adequado à moldagem. O plástico é um material flexível e se adapta a ser moldado.
É um dos produtos mais utilizados atualmente e está presente em um imenso número de objetos, dos quais utilizamos em nosso dia-a-dia (embalagens, sacos de lixo, garrafas de bebidas, sacolas do supermercado, objetos de uso pessoal, dentre outros).
Tendo em vista sua versatilidade e propriedade físico-química, o plástico substituí outros produtos como a madeira, as ligas metálicas e metais, o papel, o vidro, as fibras vegetais e animais, devido a escassez de muitos deles na natureza ou por causa do custoXbenefício.
2.1 Matéria-prima
A matéria-prima do plástico é o petróleo; é produzido através de um processo químico denominado polimerização, onde proporciona a união química de monômeros para constituir polímeros.
O petróleo é extraído do subsolo e posteriormente levado às refinarias (onde os derivados são separados), sendo que um destes derivados é a nafta – fornecida para as indústrias petroquímicas, originando os gases eteno e propeno e a outros monômeros, que são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros.
2.2 Classificação
Os polímeros podem ser