reciclagem de alimentos
Justificativa: Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido ás falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que o torna o país do desperdício. Podemos diminuir este desperdício começando com maneiras bem simples , como através do aproveitamento integral dos alimentos. Cascas, talos, sementes são alimentos que possuem grande valor nutritivo, principalmente vitaminas A e C, além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente á sociedade, mas também ao nosso organismo.
Com base neste contexto, um projeto de reciclagem de alimentos é uma ótima forma de mostrar as pessoas(os alunos) uma maneira simples e eficaz de diminuir o desperdício de alimentos e ainda enriquecer o cardápio com alimentos saudáveis.
Objetivo geral: O objetivo central do projeto é promover o consumo consciente dos alimentos, incentivando o aproveitamento e reaproveitamento dos mesmos.
Objetivo específico:
Estimular o combate ao desperdício de alimentos.
Despertar as pessoas em relação ao valor nutricional dos alimentos que quase sempre está concentrado na casca, talos, sementes e folhas.
Promover mudanças de hábitos alimentares.
Praticar e usufruir dos benefícios do consumo de alimentos reciclados.
Metodologia:
Faremos uma exposição de alimentos que foram feitos com ingredientes que geralmente são desperdiçados. Exemplos: Geleia de casca de abacaxi, bolinho de arroz, suco de cascas de frutas, entre outras receitas. Utilizaremos um cartaz informativo sobre a reciclagem de alimentos, será realizada a exibição de um vídeo que tem como tema desperdício de alimentos, faremos a distribuição de livrinhos contendo receitas cujo os ingredientes são de alimentos reciclados.
Recursos: Vídeo, mesa com exposição