Receptores orgânicos
1. Efeito contrátil: _______ sempre está ligado a enzima fosfolipase C, e aciona as proteínas contráteis; a ativação da fosfolipase C forma o IP3, que é sempre o segundo mensageiro da fosfolipase, e com isso há o efeito de contração.
2. Receptor M2 (muscarínico) cardíaco: está ligado a uma proteína G inibitória, por exemplo adenilato ciclase, então quando há ativação do receptor, ele inibe a ação dessa enzima (por conta da proteína G ser inibitória), com isso ele reduz a quantidade de AMPcíclico, consequentemente ele ativa as proteínas quinases, pra levar a menor força de contração.
3. Receptor Beta-1 cardíaco: está ligado a uma proteína G estimulatória que ativa o AMPcíclico, o AMPc é considerado o segundo mensageiro, ele abre a permabilidade ao cálcio e inibe a fosforilação da proteína quinase e, com isso, há contração do músculo.
Então pode-se ter contração e inibição, do que depende isso? Depende da proteína G, se ela é estimulatória ou inibitória, sendo o receptor da inibitória o muscarínico (M2), e o da estimulatória o beta-1 cardíaco (para adrenalina).
- Adrenalina é cardioestimulante (receptor Beta-1, ativa adenilato ciclase e aumenta AMP = taquicardia), e Acetilcolina é cardioinibitória (receptor M2 muscarínico,inibi adenilato ciclase, inibe AMP = bradicardia).
Então aumentar ou diminuir a força cardíaca depende da quantidade do AMP e se ele foi formado ou não, ele é o segundo mensageiro.
4. Aguanilato ciclase solúvel, para células do músculo liso, seu segundo mensageiro é GMP, ele por sua vez pode atuar sobre proteína quinase e isso pode contrair ou relaxar o músculo, depende das proteínas ligadas (inibitórias ou estimulatórias)
Para gerar um efeito via Proteína G, há uma cascata de reações enzimáticas de fosforilação, e isso demora segundos.
5. Receptor exclusivo para insulina: está ligado à tirosina quinase. A insulina é um hormônio produzido pelas células beta pancreáticas, e é extremamente importante para permitir que