Receptores nervosos implicados no processo de equilíbrio.
O que torna possível os seres humanos permanecerem de pé e movimentarem-se no ambiente deve-se a um notável sistema de coleta de informações e integração.
A manutenção do equilíbrio e postura requer informações de milhões de células recetoras que são enviadas para as várias áreas do cérebro onde são processadas. Os grandes centros para este tratamento são o tronco cerebral, o cerebelo (onde muitos dos o movimentos são coordenados), o córtex cerebral (local onde a perceção consciente da posição do corpo e movimentos ocorridos).
As principais áreas recetoras para o Controle da postura e equilíbrio.
A informação que o cérebro usa para orientar o corpo no espaço em situações estáticas e dinâmicas vem de cinco fontes principais:
. O aparelho vestibular nos ouvidos interiores;
. Os olhos.
. Os músculos.
. As articulações.
. Recetores de pressão na pele.
Cada uma destas áreas contém os recetores sensoriais que sinalizam para o cérebro coisas como a posição da cabeça, tensão muscular, posição articular e sensibilidade ao toque.
Img2: Aparelho vestibular ou ouvido interno
Img2: Olho interno
Recetores Vestibulares e da visão:
Os recetores vestibulares estão localizados nos ouvidos internos. Os semi- canais circulares em cada arco lateral do formulário tem três planos diferentes, de modo que eles são capazes de registrar o movimento da cabeça em qualquer direção.
O utrículo e sáculo são estruturas anexas no ouvido interno que registram mudanças na gravidade como um movimento individual.
O aparelho vestibular em humanos tem três funções principais:
. É o primeiro órgão de equilíbrio e, portanto, desempenha um papel importante na sensação subjetiva de movimento e orientação espacial.
. A entrada vestibular para as áreas do sistema nervoso envolvido em controlo do motor provoca ajustamentos da atividade muscular e posição do corpo para permitir a