receita
A norma NBR 14136 estabelece o padrão brasileiro para tomadas e plugues elétricos e está baseada na norma internacional IEC 60906-1. A norma brasileira abrange todos os demais produtos relacionados como cabos de ligação dos equipamentos, cordões, conectores, extensões, etc. Os aparelhos eletroeletrônicos deverão ser dotados de tomadas e plugues elétricos (quando o aparelho incorporar tomadas) conforme o padrão. Em termos de segurança, a norma NBR 14136 aumenta a segurança contra choques elétricos porque, além dos contatos elétricos das tomadas ficarem recuados em relação à face externa do plugue, inclui também um rebaixo (encaixe de plugue) na tomada. Este detalhe construtivo garante que não ocorra o risco de um contato acidental com partes vivas do circuito e consequente choque elétrico.
A NBR 14136 unifica as diversas versões de plugues e tomadas existentes no mercado para dois modelos básicos: bipolar (2P) e bipolar com contato de aterramento (2P+T). O novo padrão foi idealizado de maneira a evitar a conexão de equipamentos com potência superior à que a tomada poderá suportar. Em termos de corrente elétrica nominal, a NBR 14136 prevê dois modelos de plugues e tomadas:
Plugues e tomadas para 10
Plugues e tomadas para 20A.
A diferença entre os modelos está no diâmetro do orifício de entrada da tomada, que no modelo de 20A é maior, bem como no diâmetro do pino do plugue de 20A, que também é maior. Como resultado, os modelos para 20A aceitam a inserção de ambos os plugues, mas os modelos de 10A apenas plugues de 10A, garantindo que a capacidade de corrente nominal não seja excedida.
ATERRAMENTO
A norma NBR 14136 prevê para a tomada fixa o terceiro pino ou contato de aterramento, ou ainda contato PE, atendendo às exigências da norma brasileira para instalações elétricas, ABNT NBR 5410:2004. Essa providência também atende outra exigência da norma NBR 5410 quanto à presença de condutor de proteção nos