Receita
A estimulação física para o desenvolvimento muscular é imprescindível para o aumento de tamanho das fibras musculares, e a manutenção da definição dos músculos. A dieta é o apoio para o resultado esperado e ainda o controle necessário para a diminuição da camada de gordura subcutânea que cobre a musculatura.
Fugir das festas não é a solução. É possível participar das comilanças sem sair da linha. Para isto, basta conhecer os efeitos que cada alimento pode causar em excesso e usar o bom senso.
Bebidas alcoólicas
Pequenas doses de álcool podem ser bem mais prejudiciais ao atleta do que àqueles que não dependem de uma boa performance nos treinos. Isto porque o álcool interfere no metabolismo energético, diminui a disponibilidade de glicose e, conseqüentemente, de energia pelo corpo prejudicando o desempenho esportivo. Além disso, a álcool tem o poder de diminuir a secreção do hormônio de crescimento, responsável pela recuperação muscular e anabolismo pós-treino.
O álcool pode prejudicar também o aproveitamento de vitaminas do complexo B (essenciais à formação de energia durante o exercício) e C ( importante antioxidante). Além disso, o álcool é um potente diurético, podendo provocar uma desidratação que prejudicará o atleta.
Se você não resistiu a alguns drinks, evite a ingestão de gorduras e capriche na ingestão de água, frutas e vegetais. Inclua também alimentos fontes de potássio, como por exemplo damasco seco, leite desnatado e banana para compensar suas perdas.
Confira as calorias das principais bebidas alcoólicas servidas em festas:
1 dose de uísque: 240 calorias
1 taça de vinho branco doce: 176 calorias
1 lata de cerveja : 147 calorias
1 taça de vinho tinto: 110 calorias
1 taça de vinho branco seco: 107 calorias
1 taça de champagne: 90 calorias
1 cálice de licor: 68 calorias
Nozes, Avelãs e Amendoins
Esses aperitivos são ainda mais