receita
Ingredientes:
1/2 kg de canjica (
Água para cozinhar
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
2 latas de leite condensado (do mais caro, que é o melhor)
1 caixa de leite (a quantidade é gosto, mas uma caixa dá. Prefiro leite integral e quando uso o desnatado, é sempre o Molico. Você também pode usar leite em pó dissolvido em água, na mesma quantidade do leite em caixa. Só que não dissolva tudo antes, espere chegar a hora do leite para ver quanto precisa.) um pouco de açúcar, para adoçar.
Importante: Os ingredientes podem ser substituídos por opções light, desnatado e adoçante culinário.
Modo de preparo:
Lave a canjica em água corrente, usando as mãos para ajudar a eliminar a água branca que vai sair. (Use um escorredor de arroz ou de macarrão, ou uma peneira).
Canjica lavada, é hora de cozinhar!
O melhor é cozinhar na panela de pressão, que você já aprendeu a usar com segurança, porque os grãos cozinham infinitamente mais rápido – assim como o feijão. Mas, se você não tiver uma ou não quiser encarar essa “prova de habiliadde específica”, cozinhe em uma panela normal, enchendo sempre de água quente para não deixá-la secar.
Ah, se quiser deixar a canjica de molho na água de um dia para o outro, como muita gente faz, ela vai cozinhar mais rápido. Neste caso, use uma vasilha de vidro ou qualquer uma que não seja de alumínio, porque elas soltam alumínio na comida. Cubra os grãos com água fria para deixar de molho.
Se não deixar de molho, não tem problema nenhum, principalmente se for usar a panela de pressão.
O cozimento é igualzinho ao do feijão:
Encha a panela de pressão com uns 2 litros de água e acrescente a canjica. Observe se não ultrapassou o limite indicado no interior da panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha. O importante é respeitar a linha e ter bastante água para o cozimento.
Deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela (não abra uma panela de pressão sem saber a forma