Receita para se fazer uma análise sintática saborosa
Ingredientes:
Um punhado de Substantivos
Algumas Preposições
Verbos
Adjetivos a gosto
Uma pitada de Numerais
Pronomes em conserva
Advérbios
Bastantes Artigos
Conjunções
MODO DE FAZER.
Existem muitas formas de se preparar uma boa análise sintática. E há também vários tipos de análise sintática, primeiro vamos preparar uma receita usando massa de período simples (oração com um verbo).
PREPARAÇÃO DA MASSA:
Pegue pelo menos um verbo para fazer a massa. Sem ele é impossível haver oração. Dependendo de como você quiser sua massa pode adicionar substantivos e conectivos (preposição, conjunção), artigos, advérbios, pronomes e numerais como na foto abaixo.
Foto 01 substantivo substantivo (Eu) ANDO (muito) (pela) (rua)preposição preposição advérbio advérbio verbo verbo substantivo substantivo |
Você vai perceber que o único ingrediente que não pode faltar na massa é o verbo (os parênteses indicam o que pode ser retirado em algum momento da massa da oração). Sendo assim sua massa pode ter o jeito que você quiser.
Para nossa análise sintática vamos usar apenas alguns dos tipos possíveis:
Massa 1.
Essa é feita com a ajuda de um sujeito e um verbo. Nessa massa cozinha-se um sujeito com substantivos ou pronomes como núcleo, podendo-se adicionar a eles artigos, adjetivos, preposições e numerais. Como o principal da massa é o verbo, então o sujeito tem que estar com um gosto parecido. Ou seja: se o sujeito está no singular o verbo também tem que estar, se estiver no plural o verbo também vais estar, vamos olhar:
CONJUNÇÃO
CONJUNÇÃO
predicado predicado PRONOME
PRONOME
SUBSTANTIVO
SUBSTANTIVO
(Eu e Luísa) gostamos de poesiaVerbo transitivo indireto
Verbo transitivo indireto
Sujeito composto: mais de um núcleo
Sujeito composto: mais de um núcleo |
Agora preparar a análise...
A análise é a parte mais legal da receita porque é onde você