receita despesa resultado
Segue abaixo conceitos de Despesa – Receita – Resultado, conforme Ribeiro, 2009.
As contas de Resultado são aquelas que representam as variações do patrimônio, abertas em contas de Despesa e contas de Receita.
Contas de Despesas é consumo de bens e serviços utilizados pela empresa durante a obtenção da receita. Água e esgoto, telefone, aluguel. Seu saldo será sempre devedor.
Contas de Receita é toda recuperação da despesa total, mais o lucro que se quer obter. Seu saldo será sempre credor.
A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final. Na contabilidade uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam um aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.
As contas de resultados destinam ao registro das despesas, dos custos e das receitas. Essas contas – que são abertas na escrituração contábil no início do exercício social e encerradas no final dele - possibilitam a apuração e o conhecimento do custo de fabricação, bem como o resultado econômico da gestão do patrimônio, que poderá ser lucro ou Prejuízo.
Para um melhor entendimento segue como exemplo a visão de gestão financeira conforme empresa Voitto Consultoria.
Maximização da margem de lucro! Considerando as alavancas de receita, despesa e custo! As soluções em gestão financeira elevam o patamar de desempenho da organização, gerando resultados eficientes e eficazes frente ao mercado.
Redução das despesas:
Esta solução busca identificar as oportunidades de redução de despesas através de análises de indicadores de desempenho, de benchmarks interno-externos e de definição dos gargalos e desperdícios.
O controle das despesas é matricial – no qual é possível analisar o gasto (conta contábil) e onde ele ocorre (áreas e centros de custo).
RESULTADOS:
- Redução sustentável das despesas e conseqüente aumento das margens de lucro da organização;
-