RECALL – 4 MILHÕES DE CARROS COM DEFEITO DE FÁBRICA
RECALL – 4 MILHÕES
DE CARROS COM DEFEITO
DE FÁBRICA
Título:
RECALL - 4 MILHÕES DE CARROS COM DEFEITO DE FABRICAÇÃO
Copyright © Rodolfo Alberto Rizzotto 2003
Direitos reservados, proibida a reprodução no todo ou em parte, sob qualquer meio, sem autorização expressa e por escrito do autor ou da editora.
Diagramação e digitação: Guido Monico Neto
Capa: Cláudia Wolter
RDE Empreendimentos Publicitários Ltda.
Largo do Machado, 29 / 501 - Rio de Janeiro - RJ
Caixa Postal nº 16252 – CEP 22221-971
Tel: (21) 2285-7403 e (21) 9873-5728. site: www.estradas.com.br
e-mail: estradas@estradas.com.br
Prefácio
O que faz o poder público diante de um homicídio? Certamente investiga, apura as responsabilidades, julga e decide a condenação.
O que deve fazer a autoridade diante de claras evidências de ameaça à segurança dos cidadãos - como a possibilidade de um acidente de trânsito, por exemplo - em decorrência de falhas de projetos e defeitos em peças e componentes automotivos? Obviamente adotar medidas preventivas para evitá-la, exercer forte fiscalização na relação cliente-fornecedor e garantir severidade e celeridade na punição de eventuais responsáveis, caso as providências anteriores falhem. Mas o que nós, simples e indefesos cidadãos, devemos fazer caso haja omissão, desinteresse ou mesmo impotência das autoridades diante dessa possível ameaça? Resignarmo-nos? Assistir passiva e conformadamente aos acontecimentos trágicos como se nada pudesse ser feito para evitálos?
Rodolfo Rizzotto sempre achou que não e mostra, agora, com esse seu livro-relato, como deve ser o comportamento da sociedade em casos de flagrante desrespeito ao mais elementar e fundamental direito de qualquer indivíduo: Estar e continuar VIVO.
Quando iniciamos, em 1993, no Ministério dos Transportes, as atividades de prevenção e redução dos acidentes nas estradas e nas vias urbanas brasileiras nos deparamos com números catastróficos e com comparações