recado
2. Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.CONCEITO DAS PROTEÍNAS
3. Conferem também a sustentação a muito tecidos do corpo e são responsáveis pela contração dos músculos e pelo transporte de oxigênio As proteínas formam várias estruturas da célula, além de controlarem a entrada e saída de substâncias pela membranaPOR QUE AS PROTEÍNAS SÃO TÃOIMPORTANTES ?
4. Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Consequentemente, seu peso molecular é extremamente elevado. As proteína são formadas por aminoácidosDO QUE SÃO FORMADAS ASPROTEÍNAS ?
5. Estruturais - Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos. Dinâmicas - Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;DEVIDO AS PROTEÍNAS EXERCEREM UMA GRANDEVARIEDADE DE FUNÇÕES NA CÉLULA, ESTAS PODEMSER DIVIDIDAS EM DOIS GRANDES GRUPOS:
6. ALIMENTOS EM QUE ENCONTRAMOSPROTEÍNAS.
7. Proteínas Oligoméricas Proteínas MonoméricasCLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DECADEIAS POLIPEPTÍDICAS
8. Proteínas Globulares Proteínas FibrosasCLASSIFICAÇÃO QUANTO A FORMA