Rec de Hist ria Geral
O renascimento comercial acarretou muitas mudanças para a sociedade europeia e é responsável pelo surgimento do mercantilismo, da burguesia, dos estados nacionais, pela queda do feudalismo, etc. Esse renascimento se deu por diversos fatores, um dos primeiros sendo as cruzadas.
As cruzadas começaram graças à ocupação dos muçulmanos e outros povos nas consideradas terras santas pelo clero europeu. Outra coisa que os motivou foi a vontade de propagar a fé cristã a esses povos. As cruzadas não tinham uma abordagem pacifica e eram feitas por todas as classes sociais da idade média. Os povos que ocupavam aquelas áreas no oriente e no norte da África tinham conhecimentos e mercadorias de interesse para os europeus, pois era exótico e de qualidade muito boa, então as cruzadas acabaram sendo também uteis para a importação desses produtos até a Europa, coisa que foi muito vantajosa para a Itália como era usada como porto e se localizava no mar mediterrâneo, mar no qual os cavaleiros, servos e clero passavam para realizar as cruzadas.
Nessa época, XI até XIII, a tecnologia agrícola se desenvolveu muito e com isso, junto com o crescimento demográfico na época, muitos servos de feudo se mudaram para castelos, igrejas e mosteiros, cercados de muros, criando os primeiros burgos, lá esses servos que eram artesãos e comerciantes criam guildas, associações e companhias que tinham o objetivo de promover o comércio e seus próprios interesses, e corporações de ofícios, caracterizados pela formação de um grupo de pessoas com as mesmas profissões.
Com essa migração de servos para os burgos e com as mercadorias das cruzadas os burgos começaram a crescer e as atividades de comércio começaram a se desenvolver intensamente e então surgirão os primeiros burgueses, sem privilégios, porém economicamente poderosos. O desenvolvimento comercial fez com que os moradores do campo migrassem para as cidades, Na tentativa de manter os empregados nas terras, os