Rebolos,Fresas
Rebolo é uma ferramenta de corte formada por grãos abrasivos unidos por ligas especiais.
Pode ser utilizado em máquinas para operação de corte e afiação produzindo acabamento nas dimensões e rugosidades determinadas ou para eliminar excesso de material em peças fundidas, forjadas ou estampadas.
O princípio de funcionamento do rebolo está no desgaste ocasionado pela penetração superficial de grãos abrasivos, que remove as partículas do material. Desta forma, os grãos abrasivos perdem a sua capacidade de corte, exigindo maior pressão na área de contato entre a peça e o rebolo, para quebrar ou arrancar os grãos gastos, criando continuamente, novas arestas de corte. Esta característica faz do rebolo a única ferramenta de corte com auto-afiação Especificações
Para especificar um rebolo é necessário conhecer a máquina onde ele será instalado, qual a
RPM, a operação a ser executada, em qual material será aplicado e outras informações. Tudo isso para combinar os elementos descritos a seguir e obter o melhor rendimento do rebolo em seu trabalho
Tamanho do Grão
O tamanho do grão é importantíssimo quanto ao acabamento desejado para a peça/obra.
Um grão que passa através de uma peneira contendo, por exemplo, 8 malhas por polegada linear, recebe o número “8” como sua classificação granulométrica.
Liga ou Aglutinante
A liga é a matéria-prima fundamental na fabricação de um rebolo. É dela que depende o seu bom rendimento. Há vários tipos:
LigaVitrificada“V”
É a mais rígida, inflexível e abrasiva. Sua origem é a cerâmica sintetizada em alta temperatura.
Existem ligas duras e brandas.
Ligas Resinóides “B”
Semi-rígidas e friáveis. Utilizadas em operações de alta remoção e corte. São especialmente recomendadas para trabalhos de alta pressão com velocidades de até 80 m/s.
Ligas de Borracha “R”
Um duas versões: semi-rígidas, utilizadas como encosto para transporte de peças em máquinas
Centerless; e