Rebio do tinguá
RESUMO: A Reserva Biológica de Tinguá, que abrange seis municípios, possui sua maior área de preservação no município de Nova Iguaçu, localizado na Baixada Fluminense. De acordo com pesquisas de campo realizadas no entorno da região, foi possível constatar conflitos, tais como: Caças, falta de fiscalização da Prefeitura e do Governo e pouca conscientização dos habitantes da região para com a Rebio.
PALAVRAS CHAVE: Conscientização. Lazer. Preservação
ABSTRACT: Tinguá Biological Reserve, which covers six counties, has its largest conservation area in the municipality of Nova Iguaçu, located in Lowlands. According to field research conducted in the surrounding region, we determined conflicts, such as fighters, lack of supervision and the City Government and little awareness of the region's inhabitants towards Rebio.
KEYWORDS: Awareness. Leisure. Preservation.
INTRODUÇÃO
A Reserva Biológica do Tinguá (Rebio do Tinguá), localizada na cidade de Nova Iguaçu, no bairro Tinguá, tem a finalidade de conservar e preservar a Mata Atlântica e os demais recursos naturais que ali se encontram, também é utilizada como fonte de pesquisas científicas e de Educação Ambiental, é uma das maiores Unidades de Conservação no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo as áreas da Baixada de Fluminense e Região Serrana, correspondendo a 8% das florestas protegidas do Rio de Janeiro. Foi criada pelo Decreto Federal n° 97.780, em 3 de maio de 1989, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade devido a seu extenso potencial hídrico, desde 1991, pela UNESCO, na categoria de Reserva da Biosfera.
Entretanto, a reserva tem enfrentado conflitos no seu entorno. Já eram comuns, desde antes da sua criação, práticas criminosas contra o meio ambiente e no entorno da reserva. Os enfrentamentos com caçadores, palmiteiros e madeireiras, pedreiras