Rebaixamento de lençol freático
O rebaixamento do lençol freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com subsolo. Todo terreno possui um lençol de água no seu subsolo e essa água vai atrapalhar a escavação, quando ocorre essa situação, essa técnica é bastante eficaz, podendo ser temporário ou permanente.
Este trabalho visa mostrar o processo de rebaixamento de lençol freático dando ênfase ao de ponteiras filtrantes, que foi utilizado no prédio localizado na rua Romão, bairro Santa Mônica, construtora Marinho, empreendimentos e Cruz Oliveira empreendimentos, que a água estava acima do nível do bloco do poço do elevador. Na maioria dos casos onde se pretende construir abaixo do lençol freático, como no caso de garagens subterrâneas, quando o nível d’agua encontra-se relativamente próxima a superfície, sendo assim é necessário executar o rebaixamento do lençol pelo menos até o final das construções subterrâneas e instalados os devidos sistemas de drenagem e impermeabilização que assegurem a segurança e funcionalidade da estrutura. A descrição técnica de rebaixamento do lençol freático, suas principais características e aplicações tendo em vista que alguns dos exemplos se referem a casos de rebaixamento temporário do nível d’água subterrânea assim como foi o exemplo do prédio que foi analisado.
2. TEMA Rebaixamento dos lençóis freáticos por ponteiras filtrantes.
3. OBJETIVOS
3.1. GERAL
Mostrar técnicas empregadas na construção civil, especificamente o do prédio da construtora Marinho na Santa Mônica, e quando é necessário o rebaixamento de lençol freático em construções.
3.2 ESPECIFICOS
A importância de rebaixar os lençóis freáticos na construção civil:
Estabelecer as diretrizes e processos para execução, verificação, avaliação e controle de rebaixamento.
Descrever equipamentos, ferramentas e acessórios utilizados na obra.
4. JUSTIFICATIVA
O rebaixamento de