Reações químicas
FARMÁCIA
Reações Químicas
Goiânia
2012
1. Resumo
Realizou-se no laboratório a mistura de reagentes em tubos de ensaio com o intuito de observar os efeitos visíveis da reação, como a mudança de coloração, formação de precipitado e evolução de gás, ou percebidas pelo olfato. 2. Introdução
Reações Químicas acontecem quando dois ou mais compostos são misturados e existe um rearranjo entre as moléculas ou íons formando diferentes substâncias no produto. Este rearranjo pode ser percebido macroscopicamente pelas mudanças de cor, temperatura, odor, liberação de gás, precipitação, etc. Essas mudanças indicam a evidência de que houve reação entre as substâncias.
As reações químicas são representadas de forma abreviada pelas equações químicas e indicam mistura de diferentes reagentes formando diferentes produtos. Contudo, uma vez que os átomos não são formados nem destruídos em uma reação, a reação deve conter o mesmo número de átomos de cada elemento no reagente e no produto.
As evidências das reações permitem compreender como os átomos são rearranjados e quais novas substâncias são transformadas no produto de acordo com determinada mistura de reagentes.
3. Materiais e Métodos 4.1 Materiais: * Tubos de Ensaio * Conta Gotas * Pipeta de Pasteur * Béquer * Água Destilada * Papel indicador ácido-base * Espátula * Grampo 4.2 Reagentes: * Cloreto de Sódio 0,1 mol/L * Nitrato de Prata * Hidróxido de Amônio 30% * Cloreto de Bário * Ácido Nítrico 1:1 v/v * Acetato de Sódio * Carbonato de Sódio 5 mol/L * Sulfato de Cobre 0,1 mol/L * Nitrato de Ferro (III) 1 mol/L * Ácido oxálico 1 mol/L * Permanganato de Potássio 1 mol/L 4.3 Métodos: 4.4.1 Reações onde se formam produtos pouco solúveis:
Primeiro colocou-se 5 gotas de Cloreto de Sódio (NaCl), de coloração transparente, em um tubo de ensaio. Com uma pipeta de Pasteur foi