Reações Químicas
Licenciatura em Química – Palavras Chave: Reação Química, Reagente, Produto.
Introdução
Quando pensamos em química, provavelmente pensamos em reações químicas, onde algumas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial e quando esse processo ocorre é denominado de reação química que em nosso cotidiano estão sempre presentes, como por exemplo, na preparação de alimentos e em sua digestão no organismo, na combustão nos automóveis, na fabricação de medicamentos, entre tantos outros processos necessários para a nossa sobrevivência.
Reação química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são “desmontadas” e os seus átomos são rearranjados para formar novas moléculas. As reações químicas são representadas por equações químicas, que mostram as fórmulas das substâncias participantes, em proporções adequadas, representada da seguinte forma: reagente produto. Sempre que o número total de átomos dos reagentes for igual ao dos produtos, diz-se que a equação esta balanceada.
Além disso, elas podem ocorrer de diferentes maneiras, sendo classificadas em: Reação de síntese ou adição que quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância mais complexa. Reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância se divide em duas ou mais substância simples. As reações de analise recebem nomes especiais no caso de decomposição pela luz denominasse Fotólise; na decomposição pelo calor Pirólise ou Calcinação; na decomposição pela eletricidade Eletrólize. Reação de simples troca ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta e “desloca” desta ultima uma nova substância simples. Reação de dupla troca ocorre quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos e dando origem a dois novos compostos.
Há também as reações de Reação de precipitação, realizada em presença de reagente líquido ou em solução, o corre a formação de um