reações químicas
DEFINIÇÃO
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros.
EQUAÇÕES QUÍMICAS
As equações químicas representam as reações químicas. As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto.
Exemplo:
2 H2 + O2 → 2 H2O + calor
H2 e O2 são os reagentes, e H2O é o produto.
O número que precede a substância é denominado coeficiente. O coeficiente indica a proporção entre as substâncias que participam da reação. Quando a substância não é precedida de nenhum número, significa que o coeficiente é o número 1.
Na reação de síntese da água, demonstrada acima, temos a proporção de 2:1:2. Duas moléculas H2 reagem com uma molécula O2 para formar duas moléculas H2O.
A equação química também pode fornecer o estado físico da substância.
Exemplo: 2 CO(g) + O2 → 2 CO2(g)
A letra “g” entre parênteses indica que a substância se encontra no estado gasoso.
O estado líquido é representado por (l), e o sólido por (s). No caso de a substância estar dissolvida em água, utilizamos (aq), que significa aquoso.
Outros símbolos que podem estar presentes na equação química são: ∆, que indica aquecimento; λ, indicando a presença de luz; ↓, quando é formado um precipitado; e ↔, quando a reação for reversível.
TIPOS DE REAÇÕES
Reação de síntese ou adição
Na reação de síntese, uma substância composta é formada pela junção de duas ou mais substâncias (simples ou compostas).
Exemplos:
Cu + S → CuS
SO2 + H2O → H2SO3
Tais reações seguem o seguinte modelo geral: A+B→AB
Reação de análise