Reações químicas
A queima de uma vela, a obtenção do álcool etílico a partir do açúcar e o enferrujamento de um pecado de ferro são exemplos de transformações onde são formadas substâncias com propriedades diferentes das substâncias que interagem. Tais transformações são chamadas de reações químicas.
Conceito: fenômenos de transformação das substâncias iniciais (reagentes) em outras substâncias (produtos).
As substâncias que interagem são chamada de reagentes e as formadas são chamadas de produtos.
Lei de Lavoiseir(Lei da Conservação das massas): “Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados”.
Lei de Proust (Lei das Proporções constantes): “As substâncias são formadas por agregados atômicos que apresentam sempre a mesma composição. Como a massa dos átomos é constante, as proporções entre as massas dos elementos que reagem para formar uma substância são também constantes.
Exemplo:
HCl + NaOH NaCl + H2O
Representa-se desse modo para uma reação química qualquer: aA + bB cC + dD, onde a,b,c e d são os coeficientes estequiométricos.
Símbolos: indicam fenômenos físicos e os estados da matéria em uma reação química. : significa um precipitado, ou seja, uma substância insolúvel no meio reacional. ou : significa uma substância volátil ou gasosa que escapa do meio reacional. : aquecimento.
(g): estado gasoso.
(l): estado líquido.
(s): estado sólido.
(v) : estado de vapor.
(aq): aquosa (dissolvida em água). : reação reversível, ou seja, reação que se processa simultaneamente nos dois sentidos. : reação de formação do produto. : reação de formação do reagente.
Exemplo: CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g)
Coeficientes de uma reação
Numa reação, todos os átomos