Reações Fotoquímicas
Laboratório
RELATÓRIO
Disciplina: Química Inorgânica II Turma: C
Professora: Eliane
Data da Experiência: 01/10/2013 Data da entrega: 08/10/2013
Experiência: Reações Fotoquímicas
Nomes
R.A.
Nota
Talita Souza Godoi
Thamyres Cristine Borges Watanabe
520109
519556
Vitor Hugo Vizél Ferreira
Tauély Gomes Oliveira Matos
519581
519916
Barretos
2º Semestre/2013
1. Título: Reações Fotoquímicas
2. Objetivo: Obtenção do Azul da Prússia por meio de reações fotoquímicas.
3. Introdução:
A fotoquímica é uma área da Química que estuda os efeitos químicos da luz, ou seja, é o estudo das reações químicas provocadas pela incidência da luz.
Pelas suas características e dimensões, a radiação tem a capacidade de interagir, no nível eletrônico, com a matéria, podendo desencadear reações químicas.
Engloba diversos processos, tais como: Fluorescência e Fosforescência, quimiluminescência e a eletroluminescência.
Radiação Eletromagnética
A radiação eletromagnética é um tipo de energia transmitida sob a forma de ondas, constituída por um componente elétrico e outro magnético, como mostra a Figura 1.
O espectro da radiação eletromagnética engloba: luz visível, raios gama, ondas de rádio, micro-ondas, raios x, ultravioleta e infravermelho.
O comprimento de onda é a medida entre dois vértices ou dois vales consecutivos de uma onda. Já a sua intensidade corresponde à altura máxima da onda, medida no seu vértice, como mostra a Figura 2.
Para se ter uma ideia, a radiação visível tem comprimento de onda entre aproximadamente 400 e 700 nm, que corresponde a 0,4 e 0,7 μm. Já as micro-ondas emitidas em fornos domésticos têm comprimento de onda aproximado de 100μm, podendo chegar até a alguns cm, enquanto as ondas de rádio são da ordem de metros.