REAÇÕES ENVOLVENDO FUNÇÕES INORGÂNICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA QUÍMICA
REAÇÕES ENVOLVENDO FUNÇÕES INORGÂNICAS
ILHÉUS – BAHIA
2012
REAÇÕES ENVOLVENDO FUNÇÕES INORGÂNICAS
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET789- QUÍMICA GERAL I. Turma: P02. Dia da realização do experimento: 22/10/2012.
ILHÉUS – BAHIA
2012
1. INTRODUÇÃO
Há muito tempo o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando, em uma transformação, há mudança nos componentes do material, dizemos que ele sofreu uma transformação química, também conhecida como reação química.
De forma geral é possível reconhecer uma reação química através de alterações que são observadas no sistema, tais como mudança de cor, liberação de gás, formação de um sólido (precipitado) e alteração de temperatura. No entanto, existem outras transformações em que não é possível notar nenhuma mudança, fazendo-se necessário o uso de outros recursos para sua constatação.
As reações podem ser classificadas em simples troca, dupla troca, de decomposição e de síntese. De forma sucinta, temos que em uma reação de decomposição uma substância sofre uma reação formando outras substâncias, já na síntese duas ou mais substâncias reagem formando um produto. (BROWN, 2009). A reação de simples troca ocorre quando duas substâncias reagem, uma simples e uma composta, formando outras duas da mesma forma, uma simples e uma composta. Ocorre uma troca dos elementos ligantes. Já as de dupla troca ocorrem entre dois reagentes compostos originando dois produtos compostos.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. MATERIAIS
- Tubos de ensaio;
- Proveta;
- Béquer;
- Placa de Petri;
- Água destilada;
- Fenolftaleína;
- Hidróxido de Sódio;
- Ácido clorídrico;
- Hidróxido de Bário;
- Ácido sulfúrico;
- Nitrato de Zinco;
-